Perfil

ft-perfil

DR. RENATO MONTEIRO

Minha primeira grande inspiração na medicina foi meu avô materno, único médico da família. Militar e participante da força expedicionária brasileira na segunda guerra, como médico do exército brasileiro, ele foi um dos meus heróis de infância.

Já durante o curso de medicina, no internato, defini que faria cirurgia plástica, pois, ao estagiar na especialidade, me deparei com uma carreira com amplo leque de atuação, que permite, ao mesmo tempo, restaurar a beleza (estética) e curar feridas (reparadora).

Apesar de ter sido aprovado em diferentes concursos de residência médica, em cirurgia geral, optei pelo Hospital Central da Polícia Militar, já buscando uma instituição que me desse a possibilidade de ter contato com a cirurgia de trauma e, consequentemente, com a cirurgia reparadora.

Minha residência em cirurgia plástica foi no HU Pedro Ernesto – UERJ, onde tive a oportunidade de ter como mentores importantes membros dessa especialidade e ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy. Além disso o hospital é um dos que oferecem maior volume cirúrgico no Rio de Janeiro.

Após completar o terceiro ano de residência em cirurgia plástica, fui aprovado para um quarto ano, opcional (R4), com ênfase em cirurgia craniofacial. Após a conclusão, visitei diversos serviços de cirurgia plástica nos Estados Unidos, buscando atualização com alguns dos maiores expoentes da especialidade. Também trabalhei com alguns importantes nomes da especialidade nacional, como Liacyr Ribeiro e Volney Pitombo.

Fui também aprovado no concurso da SBCP para membro especialista e, em seguida, membro titular da instituição, além de membro da Associação Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) e membro da Associação dos ex-alunos do professor Pitanguy.

Atualmente, participo, anualmente, de congressos nacionais e internacionais da especialidade, sempre buscando atualização e aprimoramento contínuos.